Evolua para a SEQUOR

Criamos experiências através da otimização de processos, agregando valor e dando inteligência para dados confiáveis em tempo real, para a tomada de ações.

Quer saber como podemos ajudar suas operações, preencha o formulário que entraremos em contato.

    COMUNICAÇÃO ALTO NÍVEL – conexão de pessoas, máquinas, processos e dados.

    DESAFIO

    a partir de uma coleta de baixo nível, adicionando CLP ou I/O, ou algo que derive fisicamente o sinal do painel da máquina, muitas vezes não é passível de extrairmos condições muito específicas do processo.

    Isso foi percebido ao longo da operação em um projeto com uma máquina da HAAS, uma grande fabricante de máquinas de centro de usinagem, localizados no Sul da Califórnia e foi interessante pois recebemos feedback da operação, que em muitos casos isto já ocorreu de que quando se tem uma comunicação em baixo nível, muitas vezes não é possível mensurar quando de fato a máquina parou ou em estado de não produção, e aí sim de fato penalizou o processo.

    Condições especiais de paradas, setup, limpeza, coleta de variáveis analógicas e alarme não são mensuradas.

    SOLUÇÃO

    As máquinas de usinagem, possuem um código G, um programa de usinagem, que são letras e números que indicam as operações e o posicionamento das ferramentas durante a produção da máquina. Eixos X, Y, Z, início de operação, fim de operação, início do resfriamento, algumas condições programadas neste código G, que está embarcado neste processo de usinagem e dentro deste processo ele possui um roteiro, uma estrutura de fabricação, como, início do programa, início da rotação, movimentação de ferramenta, até a finalização do mesmo.

    Cada letra e número significa alguma situação no processo. Foi através deste programa conseguimos extrair uma informação que realmente ajudou nosso cliente de entender o real status do processo dele.

    Mapeamos os “M0” que era a informação se o eixo estava ligado, se a troca da ferramenta estava habilidade, se está acionado o eixo, se está acionando o fluido refrigerante para evitar o super aquecimento, então foi através deste mapeamento que conseguimos promover uma solução para o cliente, conjugado de sinais para garantir que realmente o processo estava operando.

    Avaliaram o código G e verificou que em alguns dos casos, quando a mesma estava em M0, que é a condição de parada para ajuste, a máquina seguia informando que estava em ciclo, mesmo estando parada, pois o sinal elétrico estava ligado, mas o programa da máquina estava em M0 (parada), e ela rodando pois estava de acordo com o programado.

    Fizemos um conjugado, além da maquina em funcionamento, pegando o RPM dela, quando implantamos essa função verificamos primeiro, se a máquina está em ciclo e RPM > 0, a máquina está usinando ou se a máquina está em ciclo e o RPM = 0, a máquina está parada.

    GANHOS

    Dados de diversos tipos e formatos. Monitoramento de alarmes. Dados com muitos detalhes. Possível alcance maior de complexidade de dados. Agilidade e tempo de resposta no processo entre os setores.

    A Sequor promove a conexão de pessoas, máquinas, processos e dados. Os dados quando não estão sob um contexto, não possibilitam a tomada de decisão rápida e assertiva.

    Por este motivo, muito mais que uma coleta simples de sinais discretos, a sequor possui COmunicação Alto Nível. Possuímos diversos drivers de comunicação para que a conexão com os dispositivos e máquinas tragam todas as informações realmente importantes à quem precisa.

    Deixe um comentário