Processo de man

Processo de manutenção: como fomentar o alto desempenho na gestão e execução?

Maquinário parado é sinônimo de prejuízo em qualquer empresa e, muitas vezes, essas paradas inesperadas estão ligadas à falta de uma gestão eficaz do processo de manutenção.

 

Muitos problemas e ocorrências poderiam ser evitadas com o processo de manutenção preventiva que envolve: inspeção, controle, fiscalização, troca ou manutenção de peças, entre outros. Veja a seguir alguns pontos que vão te ajudar a conquistar um alto desempenho neste departamento:

 

Comece pela gestão de equipe de manutenção

O primeiro passo para fomentar o alto desempenho é coordenar adequadamente a equipe que está presente no departamento.  Todos os envolvidos precisam estar alinhados para que não ocorra um desencontro de informações, prejudicando o controle da manutenção com atrasos ou outros problemas.

 

Por essa razão, é necessário que esteja claro para a equipe qual é o organograma os e setores atendidos pelos colaboradores que trabalham com esses processos.

 

Não basta organizar a equipe se os recursos não estão em dia

Todo e qualquer maquinário necessita de recursos para que o processo de manutenção preventiva rode com tranquilidade e com eficácia. Se há reparos e avaliações programadas, mas no dia faltam recursos para realizar a manutenção, essa espera por disponibilidade pode causar grandes prejuízos.

 

  Um exemplo é o atraso que não estava previsto, assim como a possiblidade de uma grande espera para a reposição vinda do fornecedor, dependendo de qual for o material necessário para a revisão (peças, insumos e outras ferramentas).

 

Consequentemente prejudica o maquinário que não recebe a manutenção estipulada no prazo pelo fabricante ou ainda provoca uma parada de equipamento não programada, gerando um grande prejuízo.

 

A manutenção é o departamento que garante total eficácia de funcionamento de um equipamento, por isso, a realização assertiva do controle  estratégico de insumos é um dos pontos que garante um alto desempenho nas manutenções preventivas.

Processo de manutenção: O acompanhamento de KPIs resultará no alto desempenho

A análise e acompanhamento de dados é indispensável para qualquer empresa e setor. O mesmo cabe para o processo de manutenção. Obter esses indicadores é uma forma de mostrar informações relevantes para o andamento e evolução da empresa, além de permitir a visão estratégica da gestão da manutenção, assim como os status de todos os equipamentos disponíveis e alocados na organização.

Com as informações levantadas pelos indicadores é possível desenvolver um planejamento mais eficaz da manutenção que influencia na renovação de estoque de insumos, programação de parada de máquinas e equipamentos. Com esses dados também será viável mitigar erros e decisões equivocadas perante a gestão, resultando em uma maior economia de tempo, dinheiro e recursos para as operações de manutenção.

Se dentro do seu departamento você ainda não trabalha com mensuração de dados, indicamos que realize um levantamento para entender quais são as métricas adequadas para a operação conforme as metas desenhadas.

Quais as consequências dessas otimizações

Trabalhar esses e outros pontos na gestão do processo de manutenção gera o alcance de alta performance, o que garante:

  • Melhor controle de custos

  • Aumento da vida útil de equipamentos e máquinas

  • Maior eficiência

  • Disponibilidade de ativos

  • Mitigação de erros

Venha entender mais sobre como fazer um bom planejamento de manutenção em um conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Deixe um comentário