Automotivo

Solução de MES

O setor automotivo tem importante participação na estrutura industrial mundial. No Brasil, representa cerca de 22% do PIB industrial. Na maior parte dos casos, as empresas desse setor são transnacionais, as quais operam em escala global ou no atendimento de regiões geográficas específicas, por meio de multiplantas, que produzem nos diferentes locais, geralmente, os mesmos tipos e modelos de veículos. A Sequor Softwares Industriais está presente e consolidada neste setor, conte com as nossas soluções e confira o case abaixo!

DESAFIO

Muitos documentos impressos são gerados, como instruções de trabalho, checklists da qualidade e TPM.

O pessoal do chão de fábrica anda com pastas, onde olham suas instruções de trabalho, o TPM, possuem uma prancheta com um documento impresso onde devem inserir o que estão fazendo, seu checklist e o checklist da qualidade em alguns postos da linha de produção. O operador também deve fazer algumas observações, avaliações da peça e depois preenche tudo manualmente.

Feito isso, os documentos precisam ser colocados nas devidas estações de trabalho, o TPM precisa ser realizado, dados da qualidade são coletados manualmente, todos os dados dos papéis precisam ser digitalizados e depois os documentos devem ser arquivados e mantidos em arquivos mortos. Isso acaba ocasionando um transtorno muito grande pois a geração de documentos físicos dentro de uma empresa atualmente é inviável.


SOLUÇÃO

Nós desenvolvemos um app onde a instrução de trabalho esteja sequenciada, com imagens de uma forma bem dinâmica. Para cada operação nós medimos em tempo real o que está acontecendo.

Colocamos botões na tela para facilitar alguns trabalhos do operador como parar uma esteira, chamar um líder, pedir ajuda da manutenção, relatar falta de peça, etc.  Essas ativações podem ser visualizadas na tela de chamados ou no “pirulito” sirene vermelha, verde e amarela.

Através do próprio sistema temos rastreabilidade de usuários. Nosso cliente pode visualizar como foi o diagnóstico daquela estação, se o login do operador estava válido, se a máquina estava em automático ou em manual e podemos diagnosticar a estação de trabalho, sendo rastreável.

Temos também o histórico dos usuários, horário inicial e horário final. Temos o checklist de qualidade, onde o operador tem a imagem da peça e permite identificar o local onde encontrou o problema e fazer o apontamento, o qual anteriormente era feito manualmente via planilha e alguém tinha que digitar.

 

O momento de realizar o TPM, quem decide é a empresa.

 

Temos a sequência do que é preciso fazer, se dá ok ou não, pode ou não estar integrado ao sistema de manutenção, pode checar uma imagem do que precisa verificar e fazer seu check.  É um método bem eficaz pois o sistema vai avançando e informando a próxima verificação que ele deve fazer.

Essa digitalização vai gerar um relatório de checagem diária do equipamento que o operador precisa fazer. Com isso, todos os apontamentos que ele fizer será preenchido neste relatório automaticamente.

Dependendo da interação que tivermos com o equipamento podemos até coletar as próprias imagens caso tenham imagens no campo de visão. Integrando com o equipamento ou com o nosso sistema, todas essas informações podem ser coletadas através do Coleta, uma integração com o CLP ou através de um tablet na mão do operador.


GANHOS

Dados coletados em tempo real, menos papel impresso na fábrica, menos R$1 mil por ano, contribuição para sustentabilidade de empresa (1 linha menos 1000 folhas impressas), informação dirigida para todos os responsáveis, menos tempo de parada de linha por dificuldades de comunicação, menos um colaborador para apontamentos (R$60 mil por ano), menos um colaborador para gerar relatórios (R$60 mil por ano), menos espaço físico para arquivos em papel e economia com arquivos fora da empresa.

Nivelar a variedade e volume de itens produzidos.

Sua empresa na palma da sua mão e em tempo real. Todas as áreas mapeadas e com acesso imediato às informações

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