Excelência em Manutenção

É uma grande honra fazer parte da construção de um Produto tão valoroso para o Mercado, tanto para clientes Industriais quanto para clientes Prestadores de Serviço.

O Sequor MTC

O nome MTC teve origem em 2019 nas reuniões de liderança global da SNEF Groupe sobre o
tema Transformação Digital, onde os Diretores da Sequor Alpheu Cardoso e Diego Driemeier apresentavam vários cases de sucesso na França e o CEO da SNEF Groupe, Stéphane Corteel, vendo esses resultados e o grande know-how do nosso time, nos motivou a desenvolver uma solução de controle total da manutenção para impulsionar e melhorar a vida de nossos clientes! Assim surgiu o Sequor Maintenance Total Control, o nosso software de manutenção, carinhosamente apelidado, Sequor MTC!

De lá para cá, nós buscamos aprender cada vez mais. Mantemos o foco nas necessidades do mercado através de pesquisas e imersões colaborativas em muitos de nossos clientes, que nos dão insights enquanto os ajudamos a melhorarem seus processos, assim também é com nossos parceiros e que nos trazem novas ideias. Dessa forma, soluções foram implementadas e melhoradas, fazendo do software Sequor MTC um poderoso aliado para a melhoria e aumento de ganho para qualquer processo. Maior disponibilidade dos ativos é o nosso foco!

O time Sequor conta com especialistas de grande experiência na área, que trabalharam na gestão e execução da manutenção em empresas multinacionais de vários segmentos, desde Medição de Energia, até o setor Automotivo, passando por Prestação de Serviços e Indústria de Transformação e Softwares, fazendo do know-how da Sequor uma característica ímpar no mercado.

Conheça mais o software Sequor MTC e faça seu processo evoluir constantemente!

 

 

SEQUOR MTC

 

Como a falta de planejamento da manutenção afeta a produtividade e a competitividade da indústria?

A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) veio como o divisor de águas para o entendimento sobre a influência da manutenção na rentabilidade de uma operação. A disponibilidade dos ativos é matéria essencial para o fluxo de valor na cadeia de suprimentos, afetando desde a manufatura até a entrega do produto ou serviço para o cliente final.

Muito antes de qualquer ciência sobre Processos ou Manutenção, já ouvimos da cultura popular que “Prevenir é melhor que Remediar”, e não é que essa máxima é verdadeira? Tanto que desde a Segunda Geração da Manutenção em meados de 1950, iniciando nos EUA e se difundindo e evoluindo no Japão dentro da Filosofia Lean, surge o conceito de Manutenção Preventiva, vindo a se tornar em 1970 no estado da arte que conhecemos como Manutenção Produtiva Total (TPM).

Essa filosofia traz o conceito de Planejamento como um dos Pilares da Efetividade na manutenção, relacionando diretamente a Disponibilidade de Máquinas com a Lucratividade de uma operação produtiva. De lá para cá, o entendimento que a Manutenção é essencial para a sustentação de um negócio é cada vez mais difundido, mas, infelizmente, ainda não é unânime.

Como consultores e desenvolvedores de soluções, ainda nos deparamos com processos ineficazes principalmente devido a falhas graves de planejamento, onde a intervenção Corretiva/Reativa é a principal abordagem. Isso acaba desencadeando desperdícios clássicos já apontados lá na Primeira Geração da manutenção (1940), tais como:

• Movimentação - Não ter os recursos necessários na hora e local exatos, acarretando perda de tempo e eficiência ex.: Ferramentas, Recursos Humanos, Materiais…
• Processamento - Não ter o planejamento do que e como fazer, gerando perdas de qualidade e confiabilidade, nos levando ao próximo desperdício;
• Correção - Sem planejamento, o “fazer certo” da primeira vez é muito difícil e isso gera problemas diversos, mas principalmente, os que comprometem o desempenho do ativo ao longo do tempo.

Outros temas são extremamente relevantes para um departamento de Manutenção de Excelência na jornada da Transformação Digital dos Processos. Confiabilidade e Gestão de Ativos são os principais!

O Conceito da RCM - Reliability Centered Maintenance ou Manutenção Centrada na Confiabilidade conforme norma NBR-5462, é compreendida como a porcentagem ou probabilidade de funcionamento adequado, dentro de determinado período, de máquinas, sistemas e/ou itens inseridos na cadeia produtiva.

Esse monitoramento é feito por meio de análise de dados históricos de desempenho dos equipamentos e de sua estimativa qualitativa de funcionamento futuro.

Assim, é possível apurar, por exemplo, qual a porcentagem de chance de um Motor Elétrico operar, de acordo com suas especificações, nas próximas 10.000 horas.

Quando o assunto é Confiabilidade, é essencial a aplicação de ferramentas como o FMEA - Análise de Efeitos de Modos de Falha, para que os equipamentos sejam “explodidos” em Funções, Sistemas, Componentes… e em seguida sejam avaliados individualmente quanto aos potenciais Modos de Falha, Efeitos, Ocorrência, Severidade e Detecção, gerando um Índice de Prioridade de Risco (NPR). O NPR é a base para definição de Prioridade e Criticidade para o Plano de Manutenção.

A disciplina de softwares de Gestão de Ativos Corporativo (EAM - Enterprise Asset Management) é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos manutentores, uma vez que as tecnologias de IIoT, AI e Computação em Nuvem evoluem constantemente numa velocidade que viabiliza a aplicação em larga escala. Dessa forma a automação, recebimento de dados e geração de informação em tempo real permitem uma gestão com eficácia nunca vista.

Desde a gestão de ciclo de vida de um ativo e sua performance diária, até Data Analytics e Configuração Avançada de Dispositivos, a Gestão de Performance do Ativo (APM) permite a Predição e Prescrição para os sistemas de Manutenção trazendo efetividade e aumento de disponibilidade do equipamento.

Sempre destacamos para nossos parceiros e clientes que alcançar esse nível de excelência passa muito mais pela maturidade construída e solidificada durante a jornada, do que pelo simples investimento e aplicação dessas avançadas tecnologias.

Planejamento, Padronização, Prevenção, Base de Conhecimento, Processo Otimizado, Fluxo de Disparo de Eventos e Alarmes (Inteligência Humana Aplicada ao Processo), Predição… são alguns dos tópicos que devem ser avaliados quanto a maturidade para definição dos próximos passos no caminho da EAM e APM.

Com anos de experiência prática em criação de softwares mestres e gestão da manutenção, com o foco na colaboração e pesquisas em Clientes e Parceiros, a Sequor traz uma solução completa para o Planejamento e Execução da Manutenção com Mobilidade e Efetividade, escalando as disciplinas da I4.0 através da Plataforma Sequor.

O software Sequor MTC proporciona, além do Planejamento e Prevenção, a criação de uma rica base de conhecimento que sustenta pilares do TPM como Treinamento, Melhoria Focada e Qualidade, uma vez que as anomalias encontradas têm tratativa de Causa Raiz, Ação de Contenção e Ação Definitiva, podendo ser relacionadas com novas Ordens de Serviço para melhoria da Execução, além de desenvolver as Habilidades monitoradas na base de dados dos Recursos Humanos cadastrados no sistema.

Um exemplo: O Sequor Planner, como um Pilar do TPM de Planejamento / Prevenção, consolida em uma poderosa Ferramenta todas as ordens geradas, seja através do Plano de Recorrências, ou via criação de ordens individuais. Potencializando suas análises de forma gráfica e dinâmica com funções como Drag&Drop, liberação para Execução Mobile por batelada, ajustes finos de até 15 minutos direto no componente de Calendário e muito mais.

O MTC como software de manutenção possui em si um grande diferencial na Execução Mobile que, de forma clara e objetiva, conduz o Manutentor numa jornada efetiva e sem desperdícios, seja de tempo, materiais ou impactos ambientais.

Sua Manutenção terá resultados de excelência com o Sequor MTC!


O Sequor MTC e as Gerações da Manutenção

Acompanhando a linha do tempo das gerações da manutenção desde sua concepção como processo em meados de 1940 até os dias de hoje, onde o foco é a Manutenção de Excelência, vemos muitos avanços tecnológicos que nos orientam para uma ideia muito bem formada da Quinta Geração da Manutenção, onde os resultados, para os que cumprirem e amadurecem com a jornada, claramente mudarão a dinâmica do negócio onde esses resilientes e disciplinados estão inseridos.

O segredo é o autodiagnóstico e entendimento de onde se quer chegar, entendendo que as evoluções da Manutenção ocorreram com o amadurecimento da Engenharia de Manutenção aliada com o sucesso dos negócios e de maneira gradual, novas ideias e tecnologias contribuem elevando o patamar de onde podemos chegar.

Por exemplo, falar em implantar um software de Gestão de Ativos com Inteligência Artificial sem ter uma sólida base no TPM e Gestão de Indicadores Chave da Manutenção é uma utopia, pois é a jornada (Inteligência Humana Aplicada ao Processo) que dá a maturidade de evoluir nos conceitos e consequentemente elevar o seu processo para a próxima geração.

O Sequor MTC conduz o Cliente nessa jornada, desde a gestão produtiva do HH até o Big Data Analytics com IIoT, Digital Twin e Gestão de Ativos, através da Plataforma Sequor que gradativamente e no tempo adequado com a curva de ROI, introduz elementos da Indústria 4.0 e outras ferramentas no contexto da Gestão da Manutenção, de forma harmônica, unificada, escalável e otimizada sem perdas e migrações entre inúmeros sistemas. A nossa solução é para todos, para quem ainda utiliza papéis, planilhas eletrônicas ou mesmo não tem um sistema claro de controle de manutenção. A nossa equipe está preparada para implantar e ajudar todos aqueles que desejam ter toda sua operação controlada via software de manutenção e gestão de ativos, conte conosco!

Evolução da Manutenção

 

Confira mais em:

https://www.sequor.com.br/br/sequor-mtc

https://www.sequor.com.br/br/manutencao-produtiva-total-tpm

https://sequor.com.br/br/processo-de-manutencao-como-fomentar-o-alto-desempenho-na-gestao-e-execucao

Leia também